Malha Fina: Veja as cinco dúvidas mais frequentes

 
Um simples erro na hora de declarar pode causar dor de cabeça para o contribuinte
 
Declarar o Imposto de Renda pode causar desespero em alguns e procrastinação em outros.
 
É preciso ter bastante atenção na hora de preencher o documento para não cair na malha fina.
 
Por conta da pandemia gerada pela Covid-19, o prazo para a declaração do Imposto de Renda foi prorrogado para o dia 30 de junho.
Elisa Mayumi, Especialista em Tributos que atende pelo GetNinjas, maior plataforma de contratação de serviços da América Latina, esclarece as questões mais populares sobre o assunto:
 
O que é a malha fina?
Para analisar a Declaração do Imposto de Renda, a Receita Federal cruza informações prestadas por outras entidades com os dados fornecidos pelo contribuinte.
 
Se é detectada alguma inconsistência que motive uma verificação mais apurada, o Governo pode chamá-lo a prestar esclarecimentos.
 
Essa análise mais apurada é a famosa malha fina.
 
Nestes casos, o contribuinte fica impossibilitado de receber a restituição do imposto até a resolução da pendência.
 
Quando uma pessoa cai na malha fina?
Qualquer informação incorreta ou omitida na Declaração pode se tornar alvo da malha fina.
 
Exemplos: omissão na renda de dependentes, ou da própria renda; lançar os mesmos dependentes quando a declaração é feita em separado pelos cônjuges ou companheiros; informar dependentes sem ter a relação de dependência; deixar de informar os rendimentos de aluguel recebidos durante o ano; não preencher a ficha de ganhos de capital, no caso de alienações de bens e direitos; incluir despesas de educação que não são dedutíveis, entre outros.
 
O que fazer para não cair na malha fina?
A melhor maneira de evitar a malha fina é fazer a declaração de forma correta e com antecedência, guardando os documentos comprobatórios durante pelo menos 5 anos.